21 junho, 2011

Sobre

Manufatura de Ideias é uma empresa formada por profissionais multidisciplinares e dedicada a articular, promover e disseminar práticas cidadãs e socioculturais sustentáveis. Fundada em 2004, a empresa realiza projetos com foco no desenvolvimento sustentável, diversidade cultural, direitos humanos e participação cidadã.

Nossas práticas consistem em:

  • Estimular e reconhecer o exercício da cidadania e apoiar iniciativas vinculadas à responsabilidade social;

  • Investir em qualidades socioambientais e culturais e integrá-las a bens e serviços diferenciados, inovadores e orientados ao desenvolvimento sustentável;

  • Promover parcerias e sinergias em busca de mútuas vantagens, proporcionando um ambiente de trabalho ético, transparente e colaborativo;

  • Estabelecer visão de longo prazo com inovação e desenvolvimento permanente.

Buscamos nossos objetivos por meio de projetos que envolvem:

Prezamos pela transparência e democratização de informações e conhecimentos, sempre utilizando metodologias e processos participativos e colaborativos.

Nossa missão é favorecer a construção de modelos sociais pautados em padrões de convivência mais harmoniosos com os processos naturais que regem o planeta e com igualdade de direitos sociais.

 

NOSSAS ESCOLHAS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Estabelecer novos padrões de convivência entre a sociedade e os processos naturais que regem o planeta é imprescindível para garantirmos um presente e um futuro decente não apenas para nós, mas para a vida na Terra como um todo. Dessa forma, orientar-se pelo Desenvolvimento Sustentável significa pensar de maneira sistêmica, compreendendo as inter relações e interdependências entre os processos que constituem o ambiente. Esta é uma fonte de preocupação e busca permanente que orienta todos nossos projetos e ações.

foto03

DIVERSIDADE CULTURAL

Reconhecer a diversidade das culturas, suas visões de mundo e seus saberes para a construção de um mundo plural e solidário, assim compreendemos nossas ações culturais que atravessam os diferentes projetos que realizamos. A partir desse reconhecimento, nossas ações buscam o fortalecimento das culturas locais e a colaboração entre as diferentes culturas.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Fortalecer os arranjos produtivos locais por meio do associativismo e do cooperativismo na perspectiva da valorização das culturas e do bem-estar da população de uma região ou território implica um modelo econômico alternativo, o modelo da Economia Solidária. É com este modelo que trabalhamos em nossos projetos de intervenção territorial.

DIREITOS HUMANOS E SOCIAIS

Contribuir com o fortalecimento dos direitos humanos e sociais constitui nossa meta ao realizar processos de formação e empoderamento de diferentes segmentos sociais menos favorecidos.

foto04

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Incentivar o protagonismo coletivo e individual e promover a gestão compartilhada caracteriza nosso modo de trabalho que a transparência e o compartilhamento das informações e uma organização em rede não hierárquica.