Seminário CONDECA/SP – Mairinque

Em 24 de janeiro de 2013, o município de Mairinque, aproximadamente 80 Km da capital do Estado de São Paulo, foi a sede do terceiro Seminário de Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA). Ao todo serão realizados 28 seminários em todas as regiões administrativas do estado entre dezembro de 2012 e setembro de 2013.

O objetivo deste trabalho é difundir informações sobre o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) para os representes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselheiros Tutelares (CT) municipais, bem como para agentes de organizações comunitárias e sem fins lucrativos que trabalham com criança e adolescente.

Em Mairinque, estiveram presente cerca de 160 participantes, entre poder público e sociedade civil, representando os 29 municípios que compõem a regional de Sorocaba, tais como Tapiraí, Alumínio, São Roque, Sarapuí, Ibiúna, Boituva, São Miguel Arcanjo, Itú, Quadra, além de Sorocaba e Mairinque, entre outros.

Os trabalhos foram abertos as 09:30 por uma mesa composta pelo Prefeito de Mairinque, Binho Merguizo e a Primeira Dama, Dona Elba Merguizo; o presidente da câmara municipal, vereador Teixeira de Macedo; a secretaria municipal do departamento de bem-estar social, Cláudia Yoshida; o presidente do CMDCA de Mairinque Santra Regina Martins; o Presidente do Conselho Tutelar de Mairinque, Osmar Geraldo dos Santos e o Presidente do CONDECA, Esequias Marcelino dos Santos Filho.

Na sequência, foi exibido um trecho do documentário “Juízo” (2007), dirigido por Maria Ramos, que acompanha a trajetória de adolescentes em conflito com a lei, sendo seguido pela palestra sobre SGDCA pelo Dr. Ariel de Castro Alves, intitulada “22 anos do ECA e do Sistema de Garantia de Direitos: Enfrentando a Letalidade Juvenil”. A palestra foi aberta ao debate com o público, tendo o Dr Ariel respondido as perguntas encaminhadas a ele.

Na parte da tarde, foram realizadas as palestras do CONDECA divididas entre os membros da mesa formada por Thiago Mitsuru, que apresentou notícias sobre o Condeca; Ana Cristina, que falou sobre as atribuições dos CMDCAs e CTs; Edimir Santos, que apresentou o SIPIA – Sistema de Informação para a Infância e Adolescência; e Edinho Santana, que falou sobre a Primeira Infância.

Os trabalhos do dia foram encerrados no fim da tarde com a apresentação de Fernando Figueiredo da Manufatura de Ideias, sobre o Caderno Temático do SGDCA. Este caderno, desenvolvido pela Manufatura de Ideias, deverá ser concluído em breve e ter suas 60 mil cópias impressas para serem distribuídas no Estado de São Paulo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*