Semana Nacional da Baleia Franca – SC

1

Entre os dias 23 a 27 de setembro a Manufatura de Ideias esteve presente nas comemorações da Semana Nacional da Baleia Franca.

Paralelo às comemorações da Semana da Baleia Franca, o SEBRAE/SC que desenvolve o Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleia no Litoral Catarinense, organizou o Seminário de Ecoturismo na APA da Baleia Franca nos municípios catarinenses de Imbituba, Laguna e Garopaba.

A Manufatura de Ideias participou da Mesa Redonda apresentando a experiência do Circuito Turístico Quilombola do Vale do Ribeira/SP como case de sucesso. Uma das  vertentes do  projeto é a implantação de roteiros turísticos integrados entre a atividade de observação de baleias e as comunidades tradicionais do litoral catarinense.

Durante o dia, os participantes puderam percorrer a trilha que liga a praia de Garopaba à Praia do Siriu, Integrada ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, é considerada área de preservação permanente. Durante a travessia do costão, é possível avistar as baleias francas e seus filhotes.

2

Garopaba

3

Costão do Siriu

4

Praia do Siriu

5

Trilha das Dunas do Siriu

Após a visita nas dunas, o grupo  passou pelo bairro do Macacu, conhecendo o Engenho de Seu Biluca, agricultor familiar e produtor de farinha de mandioca e derivados da cana.

O almoço estava marcado no quilombo Fortunato. Seu Maurílio recepcionou o grupo com uma deliciosa comida caseira regada de histórias sobre a comunidade. Na saída, todos puderam conhecer o trabalho de artesanato realizado pela associação de artesãs do Quilombo do Fortunato.

6

Quilombo Fortunato

87

Casa das Artesãs de Laguna

Esta viagem à Santa Catarina proporcionou muita troca de conhecimentos entre a Manufatura de Ideias, as comunidades tradicionais da região e o Sebrae-SC. Obrigado a todos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*