Oficina Central de Cooperativas do Vale do Ribeira

Dia 22 de janeiro de 2014 foi realizado, no município de Registro, uma Oficina de Planejamento Participativo para criação da Central de Cooperativas do Vale do Ribeira, voltada às cooperativas de trabalhadores da agricultura familiar. O evento aconteceu na sede da cooperativa Família do Vale e é resultado de uma demanda das cooperativas da região.

Participaram da Oficina a Associação Pé da Serra, Casa da Agricultura de Cajati, SINTRAVALE, COOFA do Vale, Familia do Vale, COOPPRR, Prefeitura de Registro, ABAM, COOPAFARGA, Prefeitura de Juquiá, COOPERAGUA, COOPAFASB, UNISOL, Casa da Agricultura do Município de Jacupiranga, Associação Terceira Via e Instituto Intersaber. A produção do evento, de apoio metodológico e facilitação, ficou a cargo do SEBRAE ER Vale do Ribeira, representado por Cláudia Noemi Gervásio, e da Manufatura de Ideias, representada por Maurício de Carvalho. O vídeo abaixo é um relatório audiovisual do encontro.

A criação da Central de Cooperativas do Vale do Ribeira surge com o objetivo de superar desafios em comum que atravancam a expansão da comercialização de seus produtos. Existe hoje uma grande clientela em potencial de consumidores de produtos da agricultura familiar, consumidores preocupados com qualidade de vida e padrões de sustentabilidade socioambiental.

Com esta Central de Cooperativas espera-se, portanto, conseguir acessar estes mercados e melhorar as condições dos trabalhadores da agricultura familiar.  De acordo com José Justino Filho (Zezinho), da SINTRAVALE e Família do Vale, ela dará a estrutura para atender um mercado maior pela unidade das cooperativas.

Giovanna Numes Joaquim, agrônoma e Extencionista do Município de Registro, considerou que a Oficina foi positiva pois “trouxe os fundamentos do cooperativismo e promoveu a integração entre as cooperativas, o que é algo que falta no Vale do Ribeira”. Danilo Pereira Cacers, da Cooperativa de Registro e Região – COPPAR, chama a atenção de que “tem que ter muito planejamento e organização para que esta ação possa ser bem vista e valorizada”.

Para a Gerente Regional do SEBRAE ER Vale do Ribeira, Cláudia Noemi Gervásio, “a Oficina foi um marco para a agricultura familiar no Vale do Ribeira, foram discutidas com várias cooperativas propostas para selecionar problemas das cooperativas, tanto internamente ou como elas podem se fortalecer para atender o mercado”.

Desta Oficina, saiu a data de 12 de fevereiro próximo para apresentação de um projeto de plano de ação de três anos para as atividades desta Central. Nesta ocasião, pretende-se também definir a estrutura organizacional da Central e eleger seus ocupantes.

Este encontro acontecerá no dia 12 de fevereiro, no escritório do SEBRAE de Registro, às 10:00.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*