Encontro Manufatura e Colaboradores

O ano de 2014 promete ser intenso, além de ser o ano em que a Manufatura de Ideias completa 10 anos. Ao longo desses anos e de outros anteriores, estivemos juntos, em vários momentos, envolvidos com um rol de pessoas diversificadas em relações tanto de trabalho como de vida em geral, pessoas com quem compartilhamos visões, linguagens e crenças em comum. Por isso, pensamos em começar o ano produzindo um encontro entre todos nós, que fosse um espaço de conversação aberto sobre nossas metas para o ano.

O encontro foi realizado nesse 21 de janeiro de 2014 com o objetivo de planejar ações conjuntas, visualizar oportunidades e criar sinergias para este ano que se inicia. Estiveram presentes 11 parceiros de trabalhos que acompanham os projetos da Manufatura de Ideias desde sua fundação em 2004 ou a mais tempo quando então funcionava o Programa Agenda de Ecoturismo do Vale do Ribeira, responsável por aproximar e aglutinar a maior parte do grupo.

Além da equipe da Manufatura formada por Fernando Figueiredo, Luis Eduardo Tavares e Maurício de Carvalho, compareceram ao encontro Marcos Gamberini (Engenheiro Agrônomo de larga experiência em governos e terceiro setor); Wellingnton Fernandes (geógrafo e especialista em cartografia); Moisés Pangoni (sócio da MOA – Organização Social Ltda e especialista em captação de recursos); João Paulo Lima (contador com experiência na assessoria à cooperativas); Fernando Kanni (turismólogo, professor do SENAC e consultor em diversos projetos); Isabel Nassif e Renata Pedrosa (arquitetas e sócias do Sub Estúdio); Rogério Moura (cineasta e designer); Ederon Marques (historiador e sócio da agência Arariba Turismo & Cultura); Fernanda Sindlinger e Devancyr Romão (ambos do Instituto Intersaber) e Gustavo Nogueira (Chilli Filmes). Diversos outros colaboradores também foram convidados, mas não puderam comparecer devido a suas agendas.

Segundo Maurício de Carvalho, “todos os anos surgem muitas oportunidades de parcerias e colaborações entre a Manufatura de Ideias e as pessoas que formam esse grupo, por isso esse planejamento coletivo em janeiro servirá para anteciparmos essas oportunidades e até mesmo criar outras.” De acordo com Luis Eduardo Tavares, “considerando que nossa relação é de cooperação e não concorrência, podemos potencializar essa cooperação ao antevermos possibilidades de trabalhos conjuntos.” Para Fernando Figueiredo, “a Manufatura de Ideias se construiu ao longo dos anos em projetos que envolveram essas pessoas que aqui estão presentes, é importante reconhecermos isso e estreitar nossos laços.

O encontro teve início às 09:30 no escritório da Chilli Filmes, no número 2246 da avenida Lins de Vanconcelos na Vila Mariana. Primeiramente uma rodada de apresentações, como é de praxe, em que cada um falou brevemente da sua trajetória e como se envolveu com a Manufatura de Ideias, contextualizando os demais participantes. Em seguida, a Manufatura de Ideias fez uma apresentação dos seus 10 anos até o momento em que se encontra, falando de suas perspectivas. A palavra foi aberta aos colaboradores que falaram então como estão seus calendários para 2014 e quais suas perspectivas, assim possibilitando ser traçado pontos em comum entre os presentes. A última parte do encontro consistiu em traduzir os pontos em comum em ações concretas para as próximas semanas. Ao fim, houve uma almoço de confraternização em que aqueles que não se conheciam puderam se conhecer e os já conhecidos se atualizar nos assuntos.

A conversação segue agora por meio de co-working virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*